Falar para ajudar os outros , é caridade!
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Falar ou Calar
Falar para ajudar os outros , é caridade!
sábado, 14 de junho de 2008
A história dos sapinhos!
Paciência!
Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.
Arnaldo Jabor
terça-feira, 20 de maio de 2008
Nada Sei !
sábado, 3 de maio de 2008
1 de Maio - Dia do trabalhador !
sexta-feira, 25 de abril de 2008
25 de Abril
Um momento muito importante para o povo português.
terça-feira, 22 de abril de 2008
Dia da Terra !
Dizemo-nos muito cultos, com grandes formações académicas, mas parece que a formação pessoal e os bons valores ficaram esquecidos... até a sabedoria instintiva parece apagada... esquecemos de preservar o espaço aonde vivemos, numa atitude pura de igoismo e egocentrismo... com vendas nos olhos, porque pode ser que ao tapar os olhos os problemas deixem de existir... somos tão ignorantes... e depois dizemos que somos os únicos seres racionais no planeta... que orgulho, somos tão inteligentes... todos os outros seres são irracionais...
A maior parte de nós ainda vive neste planeta com uma consciência parasitária... não contribuímos em nada para o planeta, só esgotamos os seus recursos... puros parasitas... depois, de vez em quando o planeta chateia-se e sacode-se... e lá estamos nós a sentirmo-nos vitimas das catástrofes ambientais...
Em tudo na vida é importante criar respeito por aquilo que nos rodeia e preserva-lo dentro do possível... com a consciência de que tudo é necessário... tudo tem o seu lugar e o seu papel na vida... e que se nós criarmos danos, estamos a sacrificar alguém que vai ter que se esforçar para corrigir aquilo que nós fizemos, de modo a restabelecer a harmonia... respeito, meus amigos, respeito.
Há alguns anos atrás, criei um texto relativo ao respeito e à preservação, para afixar nos sanitários no meu local de trabalho. E vou transcreve-lo aqui:
"Para que o mundo seja um lugar melhor, é importante que o ser humano aprenda a respeitar tudo aquilo que passa pela sua vida (pessoas, o planeta, bens, objectos, etc )
E digo-lhes que funciona muito bem, os utilizadores têm a atenção de manter os sanitários limpos. E até já pediram para fazer copias, para colocarem nas suas empresas... ihihih... muito giro, como nós afinal até sabemos o que é certo... os valores bons e verdadeiros estão todos dentro de nós... é só uma questão de estarmos conscientes deles...
sábado, 19 de abril de 2008
Dias de inverno !
sábado, 12 de abril de 2008
Segue o teu destino !
sábado, 5 de abril de 2008
Simplicidade !
Existe alguma confusão em torno do que é a simplicidade!
Todas as pessoas já têm alguns conceitos sobre a simplicidade.
Mas para todos estes valores essênciais, dos quais a simplicidade faz parte, existem diferentes abordagens. Podemos vivência-los de um modo superficial ou de um modo profundo...ou até mesmo não os conseguir vivênciar...ihihih
Ao vivência-lo de uma maneira superficial, esse valor não é total... é só uma amostra do mesmo e assim sendo pode mudar/desaparecer facilmente.
Quando se trabalha uma dinâmica a nível profundo, trabalhamos com a essência e tudo o de lá surge é verdadeiro, não é ilusório, não desmorona. São estados verdadeiros, autênticos, genuínos, que existem independentemente de qualquer circunstância.
A simplicidade é um estado que se atinge quando "largamos" tudo. Quando nos fartamos de complicar a vida, de viver em conflitos com tudo e com todos, incluindo connosco mesmos... quando sentimos necessidade de voltar ao básico, aquilo que é simples, verdadeiro, natural... quando queremos largar a complexidade... largar tudo o que é excessivo... que não é necessário... que é supérfluo... o que não tem valor real. Quando nos cansamos de lutar e só queremos mesmo a simplicidade!
Parece que primeiro temos que complicar muito, acumular muitas coisas, criar muita turbulência... depois cansamo-nos de tanto peso, tanto desgaste... e começamos a sentir saudades do básico...
Caminhamos, caminhamos, caminhamos... vamos fazendo fricção com os obstáculos com que nos deparamos na vida... e se tirarmos o melhor proveito desse caminho, vamos ficando mais polidos, mais transparentes, com menos densidade, mais puros... mais simples!
Simplicidade não significa viver na pobreza, nem falta de glamour... a sofisticação está presente em agir e pensar de forma simples... e a abundância material é vivida com naturalidade, sem apego, sem ganância e até mesmo sem o conceito de necessidade e claro sem ter um papel superior a qualquer outra coisa.
Simplicidade não é vulgaridade, nem rudeza... simplicidade é clareza, limpeza, transparência... coisas reais, como respeito, igualdade...
Simplicidade pode significar "polimento"... `
É um estado que aparece depois do nosso interior se modificar...
A vida torna-se muito complicada para quem não aprende a ser simples. Esse é um grande desafio que a vida nos apresenta... dar valor à simplicidade... voltar à simplicidade!
Simplicidade faz parte da sabedoria...." sábios são aqueles que conseguem transmitir ideias complexas por palavras simples" Sri Sri
quinta-feira, 3 de abril de 2008
A falta de atenção !
Muitas pessoas sofrem de um problema de falta de atenção.
Tomam medicamentos para a memoria.
Lamentam-se e vão vivendo com esse desconforto...
Mas não é dessa falta de atenção que eu venho falar hoje... é da falta de atenção pra com os outros!
Nos relacionamentos familiares, de amizade, amorosos, profissionais, sociais... pressupõem-se interesses em comum ou mesmo experiências, vivências...desses momentos ficam por vezes assuntos pendentes, prós quais é necessária a disponibilidade ou participação das pessoas envolvidas.
Quando um dos lados quer o assunto "arrumado" e faz "toc toc...tá alguém em casa?"...do outro lado por vezes até atendem , mas continuam a adiar aquilo que ficou por fazer...e vão adiando quase eternamente...sim, porque o assunto não é algo do interesse deles, mas da pessoa que faz toc toc.
E o mais extraordinário é que por vezes, resolver a situação é coisa de 5 minutos e não pressupõe que a outra pessoa dê nada dela , alem desses 5 minutos...
Incrível a dificuldade que as pessoas têm em perceber as necessidades dos outros... como se isso não tivesse qualquer importância.
E mantêm uma situação retida só porque não têm um interesse pessoal nela...
Total falta de disponibilidade para os outros!
Por vezes é somente o facto de estarem a ser intermédiarios de uma situação...e só têm que entregar aos outros aquilo que será para eles, mas isso é-lhes tão indiferente, que não se disponibilizam para o fazer... mesmo recebendo uns toc tocs discretos do destinatário...
Muitas vezes esta situação não tem qualquer maldade...não é intencional, é pura falta de atenção pra com os pedidos dos outros.
Vivem submersos pelo trabalho, pelas actividades pessoais, até pelos jogos de computador...ihihih... e outras coisas que também são importantes não fazem!
Falta de atenção ao mundo que nos rodeia e focar toda a atenção em si próprio!
Pelos vistos todos dependemos uns dos outros em vários momentos da nossa vida...ainda que seja para assuntos banais... e os outros podem não se disponibilizar para desempenhar o seu papel nesta rede que é a vida!
quarta-feira, 2 de abril de 2008
A aceitação !
Saber aceitar aquilo que acontece é uma forma de libertação.
(este texto foi escrito sem qualquer reflexão, sem o cuidado da linguagem , sem ordenar ideias, sem a preocupação de me fazer entender...foi só sentido, vivênciado e escrito...só isso...daí pode parecer estranho, confuso...mas algum sentido há-de ter!!! Parece-me estar relacionado com ser ou não ser o protagonista da nossa própria vida)
sábado, 29 de março de 2008
Criatividade e celebração !
sábado, 15 de março de 2008
Liberdades !!!!
os outros que estão errados. Com alguma frequência tenho-me apercebido da irritabilidade que as pessoas têm quando estão a conduzir.
Vou com frequência fazer caminhadas na praia e no percurso ate lá, bem como na volta conduzo com tranquilidade à velocidade média e desfrutando do passeio,
contemplando a vida ao meu redor. Porque isso é prazeroso para mim!!!
De vez em quando os meus olhos são atraídos pro espelho retrovisor, como por instinto.. e lá esta uma criatura num carro atrás de mim a gesticular e a verbalizar coisas certamente não recomendadas!!! ihihih !!! Felizmente não me buzinam, mas devem dizer coisas maravilhosas a meu respeito! É engraçado!Não fico zangada, mas curiosa sobre o que se passa realmente naquelas cabecinhas?Digo mais, tento ser o mais conscienciosa possível e tenho o máximo respeito que consigo pelos outros. Mas claro também tenho que ter respeito por mim...Facilito sempre as ultrapassagens. Até chego ao ponto de em zonas de uma faixa e traço continuo, saio da estrada, deixo passar todos os carros e volto à estrada, para não os incomodar com o meu ritmo! É que é muito incomodativo ter que conduzir com mais velocidade só porque alguém quer que eu o faça..
Não vivo o momento, não me respeito a mim, as minhas necessidades e os meus ritmos...pra atender outros! Não me é confortável!
O mais curioso é que observo que os tais condutores nervosos ficam assim arfando mesmo antes de verem que podem passar pela faixa da esquerda ou que o traço é descontinuo...podem ultrapassar de qualquer maneira...ou ainda que poucos segundos depois já podem ultrapassar-me!!!
Parece que o que os irrita é simplesmente o meu ritmo tranquilo...
Quem lê este texto até pode julgar que eu conduzo a "passo de caracol", ao "ritmo dos idosos" ou sou algum "empata na estrada". Não é isso...Mas há momentos em que não tenho pressa, só me apetece desfrutar do momento, contemplar, ouvir a musica, sem stresses...mas garanto-vos que circulo acima da velocidade media......eheheh!!!Eu, quando vou a conduzir tenho objectivos diferentes dos outros. Julgo que todas as pessoas que circulam na mesma estrada vão com objectivos diferentes! Estou curiosa com a dificuldade que existe em respeitar as diferenças!!!
Outra coisa gira, que me diverte imenso, é que quando esses condutores irritados passam por mim, e vamos no mesmo sentido, um pouco mais à frente existe uma rotunda ou noutros casos uma estrada principal ou mesmo um semáforo.... ihihih e lá estão eles à minha frente a aguardar para poderem passar.... ihihih muito divertido, hilariante e ao mesmo tempo curioso....
Se chegamos quase ao mesmo tempo, porque é que ficam tão zangados????
Preferia que a minha paz não fosse criadora de hostilidade!!!
Todos nós temos momentos de alguma irritabilidade. Não coloquei aqui este tema para criticar o comportamento dos outros, mas para trazer alguma consciêncialização sobre este assunto...
Quando a liberdade de uns perturba a liberdade de outros!!!
Preciso de mais clareza neste ponto...
Tá aberto o tema meus amigos...