quarta-feira, 15 de abril de 2009

Karma e Dharma


"Karma é a totalidade das causas e efeitos produzidos pelos seres em suas pré- existências e na existência actual, e não tem nada a ver com destino."

"Dharma é a Lei Universal da qual se origina todas as demais Leis do universo, que se presenteia e é presenteada por tudo."

"Se eu tenho um irmão e somos irmãos por Dharma quer dizer que nos damos bem, que estamos juntos nesta vida por nossa escolha. Agora se somos irmãos por Karma é porque tivemos que nascer juntos para resgatar assuntos inacabados de outras vidas."

"No Ocidente, confunde-se karma com destino.
Karma quer dizer acção, em sânscrito. O karma "não nasce de uma vontade divina (...) nem pode ser atribuído ao azar: é fruto de nossos actos (...) e, por actos, entendemos pensamentos, palavras e acções físicas, negativas ou positivas", afirma o monge francês Matthieu Ricard, no livro O Monge e o Filósofo."

"Do ponto de vista psicológico, a noção de karma baseia-se na ideia de que toda a experiência fica registrada no nosso eu mais profundo sob a forma de energia, positiva ou negativa. Você pode não ter consciência disso, mas, cedo ou tarde, essas energias vão afectar seu comportamento. Se você trai a confiança de alguém, por exemplo, um dia o impacto negativo dessa acção se voltará contra si. Da mesma forma, o efeito benéfico do que fazemos também acaba respingando em nós."

"Matthieu Ricard lembra que "pensamentos e actos são considerados bons ou maus em função da motivação que os originou ou de seu resultado -- o sofrimento ou a felicidade que causam, a nós ou aos outros"."

"Caminhe em busca do seu dharma
Dharma é uma palavra sânscrita com muitos significados e um deles é propósito. A lei do dharma diz que nos manifestamos fisicamente na Terra para cumprir um propósito e que cada um de nós tem um talento que devemos explorar. Essa é a única razão para estarmos no mundo. Existe alguma coisa que sabemos fazer muito bem e é nosso dever descobri-la . "Seguindo a mesma interpretação psicológica, se o dharma é a realização do potencial inato de cada indivíduo, o karma é exactamente o jogo de acção e reacção que, quando não inspirado por essas acções dhármicas, acaba por nos tornar prisioneiros de pessoas, bens ou hábitos, dos quais precisamos nos desapegar se quisermos conseguir nossa libertação", explica Arnaldo Bassoli. "








Sem comentários:

Enviar um comentário