sexta-feira, 20 de março de 2009

Dia mundial sem carne.




Hoje, dia 20 de Março, comemora-se o Dia Mundial sem Carne.

A iniciativa foi lançada há 24 anos nos Estados Unidos pela FARM (Farm Animal Reform Movement) e é actualmente uma das maiores campanhas de sensibilização à dieta vegetariana no mundo.

Neste dia, as pessoas são convidadas a fazer uma alimentação alternativa, à base de vegetais e frutas e sem a ingestão de qualquer tipo de carne ou peixe.


1. Razões éticas para uma dieta sem carne.Uma das principais razões que leva as pessoas a se tornarem vegetarianas é o respeito pelos animais. Para muitos, a decisão de se tornarem vegetarianos prende-se com a vontade de eliminar todos os tipos de exploração e experiências sobre animais. A opção mais ética e correta é não comer animais.


2. Razões ambientais para uma dieta diferente.A actual dieta alimentar baseada em produtos animais é responsável por uma série de problemas ambientais. Provoca directa ou indirectamente desertificação, degradação do ecossistema global, poluição dos oceanos, extinção ou diminuição de algumas espécies animais, destruição de matas, erosão do solo, mudanças climáticas.

3. Alimentação vegetariana, sinonimo de saúde. Existem muitos tipos de frutas, vegetais, cereais, nozes e uma enorme variedade de outros produtos disponíveis. Bem equilibrados dão facilmente um bom substituto de carne ou peixe . Assim, contrariamente à ideia generalizada de que os produtos vegetarianos são mais caros, a verdade é que não é preciso gastar muito dinheiro para seguir uma alimentação vegetariana saudável e equilibrada.

O padrão de refeições vegetarianas é baseado numa larga variedade de alimentos que satisfazem, são deliciosos e saudáveis.

Os vegetarianos que incluem lacticínios e ovos nas suas dietas são chamados ovo-lacto-vegetarianos.

Os veganos não comem carne, peixe, aves, ovos ou lacticínios.

Vantagens de uma alimentação sem carne:

- Diminui o colesterol, reduzindo assim o risco de desenvolver doenças cardíacas, como um ataque cardíaco e arteriosclerose;

- Ajuda na prevenção do cancro, diabetes, obesidade e outras doenças crónicas;

- Evita que os animais sejam capturados, enclausurados, torturados, drogados e abatidos de forma agonizante.

- Preserva as fontes de produção de alimentos e água utilizadas na alimentação dos animais, permitindo assim diminuir a fome mundial;

- Diminui a poluição gerada pela utilização de pesticidas e adubos e libertação de gás metano (produzido pela fermentação do adubo orgânico) e gás de amónia (produzido pelo excremento dos animais);



- Aumenta o nosso nível de energia, tornando-nos então mais felizes e saudáveis.

( in Mundo Verde)













1 comentário:

  1. So falta uma coisa...
    Eu comecei a reduzir na carne e senti-me mais fraquito e perdi 4 Kg em 3 meses :(

    ResponderEliminar