quarta-feira, 16 de março de 2011

Tudo está no presente


Nosso verdadeiro lar não está no passado. Nosso verdadeiro lar não está no futuro. Nosso verdadeiro lar está no aqui e agora. A vida está disponível somente no aqui e agora, e este é o nosso verdadeiro lar.
A consciência plena é a energia que nos ajuda a reconhecer as condições de felicidade que já estão presentes em nossas vidas. Você não tem que esperar dez anos para experimentar esta felicidade. Ela está presente em cada momento de sua vida diária. Existem aqueles entre nós que estão vivos, mas desconhecem esta felicidade. Mas quando você inspira e está ciente de sua inspiração, você toca o milagre de estar vivo. Por isso, a consciência plena é uma fonte de alegria e felicidade.
A maioria das pessoas é esquecida; não está realmente presente na maior parte do tempo. As mentes dessas pessoas estão aprisionadas em preocupações, medos, raivas e arrependimentos, e elas não estão conscientes de estarem aqui. Este estado de ser é chamado de esquecimento – você está aqui, mas você não está aqui. Você está aprisionado no passado ou no futuro. Você não está aqui no momento presente, vivendo sua vida profundamente. Isto é esquecimento.
O oposto do esquecimento é a consciência plena. Consciência plena é quando você está realmente aqui, mente e corpo juntos. Você inspira e expira conscientemente, traz sua mente de volta ao seu corpo, e fica presente. Quando sua mente está junto ao seu corpo, você está estabelecido no momento presente. Assim você pode reconhecer as muitas condições de felicidade que existem dentro de você e à sua volta. A felicidade simplesmente vem naturalmente.
A prática da consciência plena deve ser agradável, sem trabalho ou esforço. Você tem que se esforçar para inspirar? Você não tem que se esforçar. Para inspirar, você simplesmente inspira. Suponha que você esteja com um grupo de pessoas contemplando um lindo por do sol. Você tem que se esforçar para apreciar o belo por do sol? Não, você não tem que fazer esforço algum. Você simplesmente o aprecia.
A mesma coisa acontece com sua respiração. Permita que sua respiração aconteça. Torne-se consciente dela e desfrute-a; sem esforço; puro deleite. O mesmo se aplica a caminhar conscientemente. Cada passo que você dar é agradável. Cada passo lhe ajuda a tocar as maravilhas da vida dentro de si e a sua volta. Cada passo é paz. Cada passo é alegria. Isto é possível.
Durante o tempo em que você estiver praticando a consciência plena, você para de conversar – não somente a conversa externa, mas a conversa interna. A conversa interna é o pensamento, o discurso mental que fica remoendo internamente. O silêncio verdadeiro é a cessação da conversa – tanto da boca quanto da mente. Este não é o tipo de silêncio que nos oprime. É um tipo de silêncio superior, um tipo de silêncio poderoso. É o silêncio que nos cura e nos nutre.
A consciência plena gera alegria e felicidade. Outra fonte de felicidade é a concentração. A energia da consciência plena carrega dentro dela a energia da concentração. Quando você está ciente de algo, como uma flor, e consegue manter essa atenção, nós dizemos que você está concentrado na flor.
Quando sua atenção se torna poderosa, sua concentração se torna poderosa; e quando você está totalmente concentrado, você tem a chance de descobrir algo importante, realizar um insight. Se você medita numa nuvem, pode alcançar uma compreensão clara da natureza íntima da nuvem. Ou você pode meditar num seixo, e se tiver consciência plena e concentração suficientes, poderá compreender a natureza do seixo. Você pode meditar numa pessoa, e se tiver consciência plena e concentração suficientes, poderá alcançar uma compreensão clara da natureza íntima daquela pessoa. Você pode meditar sobre si mesmo, sua raiva, seu medo, sua alegria ou sua paz.
Qualquer coisa pode ser objeto de sua meditação, e com a poderosa energia da concentração, você pode descobrir algo importante e desenvolver o discernimento.
É como uma lente de aumento concentrando a luz do sol. Se você colocar o ponto de luz concentrada sobre um pedaço de papel, ele se incendiará. De modo semelhante, quando sua consciência plena e concentração são poderosas, seu insight lhe libertará do medo, da raiva e desespero e lhe trará alegria verdadeira, paz verdadeira e verdadeira felicidade.
Quando você contempla o sol nascendo grande e cheio, quanto mais consciente e concentrado você estiver, tanto mais a beleza do nascer do sol lhe é revelada.
Suponha que alguém lhe oferece uma caneca de chá, um chá muito fragrante e muito bom. Se sua mente estiver distraída, você não consegue apreciar realmente o chá.
Você tem que estar consciente do chá, você deve estar concentrado nele, para que ele possa lhe revelar sua maravilhosa fragrância.
Por isso, a consciência plena e a concentração são fontes de felicidades. Por isso, um bom praticante sabe criar um momento de alegria, um sentimento de felicidade, a qualquer hora do dia.

(InThe Mindfulness Revolution, Shambhala, 2011, pp 65-67,  THICH NHAT HANH)

Sem comentários:

Enviar um comentário