quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Interferências...



... cada vez tenho mais duvidas sobre as interferências...

não sei o que é certo ou errado... não sei ate que ponto devo ou não interferir nas experiências de vida daqueles que me rodeiam... não sei ate que ponto a minha interferência, muda os caminhos... ou prejudica alguém...

muitas vezes fazemos as coisas com muito boa intenção... achando que estamos vendo mais alem... e que facilmente podemos ajudar aquela pessoa a viver melhor... mas é certo interferir nas vivências de cada um?

imaginem uma pessoa doente... todos dirão que é certo ajuda-la... e se não for?... e se aquela doença ou mal-estar fizer a diferença numa mudança de atitude interior da pessoa?... e se o facto daquela pessoa estar doente, reaproxime outros dela, permitindo a criação de laços?...

imaginem outro caso... uma pessoa doente, com gripe A... imaginem que eu decido ajuda-la, dando-lhe orientação sobre o que tomar para ficar bem... a pessoa segue as minhas instruções e no dia seguinte esta muito melhor... e logo no dia a seguir decide que vai trabalhar... completamente negligente, colocando imensas pessoas em risco de ficar contagiadas... fico com peso na consciência, porque acho que fiz mal em interferir nas vivências dela... sinto que de alguma forma sou também responsável pela atitude dela ...

não sei ate que ponto é certo interferir... e sinto que a nossa interferência, nem que seja dando um conselho ou ajudando a pessoa a ver as situações numa outra perspectiva, nos torna também responsáveis sobre o que essa pessoa vai fazer com aquilo que lhe demos...

e tantas situações mais que me vão ocorrendo...

e se temos o conhecimento e não ajudamos quem precisa?... mas será que de facto precisa?...

para que serve... ou para quem serve o conhecimento ou aquilo que temos?

e se não interferimos... ate onde é o limite dessa não interferência?... permitiremos ficar lesados, para não interferir?... e será que as acções dos outros, quando erradas, não estarão de alguma forma a lesar-nos... mais que não seja, pelas consequências que ficam á nossa responsabilidade...

ainda não encontrei a consciência neste tema...

Sem comentários:

Enviar um comentário