sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Qualidade de vida na nutrição!


À medida que cuidamos melhor do nosso interior, tanto físico como espiritual e emocionalmente, teremos melhores reflexos exteriores. Assim como quando cuidamos bem do solo, podemos obter melhores frutos, sabemos que uma das melhores maneiras de nos sentirmos bem é fazermos um bom controle de nossa alimentação.

O ambiente do homem vem sendo depauperado lentamente de uma forma mais acelerada nos últimos anos. A poluição do ar que respiramos, da água que bebemos, a intoxicação das terras que produzem nossos alimentos e o stress caracteriza o momento atual.

Podemos dizer que a figura mais importante no desenvolvimento da medicina natural foi Hipócrates, o filósofo grego considerado o Pai da Medicina. A sua base filosófica era o Vis Natura Medicatrix - ou seja, o poder de cura da própria natureza.
Acreditava que o organismo tem capacidade para curar a si próprio e que a doença só surge quando este mesmo organismo se debilita, entrando em desarmonia com a natureza. Entre os recursos empregados por Hipócrates estavam as plantas medicinais, o jejum, as águas minerais, os banhos, as dietas especiais e utilização terapêutica dos minerais e dos cristais.Ele foi o precursor da sauna, dos banhos de vapores, da hidroterapia e da alimentação natural. A desintoxicação, a depuração e a tonificação eram técnicas indiretas de tratamento, pois Hipócrates geralmente não se dedicava a um sintoma específico ou apenas à região afetada, mas sim a todo o organismo. Vendo o paciente de maneira global e tratando o organismo como um todo, acabava também atingindo a parte doente.

ALGUMAS DICAS PARA UMA CONDUTA COM QUALIDADE DE VIDA:

Limpeza Orgânica: Fazer um processo de desintoxicação a cada 10 (dez) dias para que sejam eliminadas todas as toxinas impregnadas durante todo o processo de vida. Essa desintoxicação consiste em tomar em jejum, um laxante, e passar o dia todo só se alimentando de líquidos, sucos de frutas ou frutas cruas. A cada duas horas podemos nos alimentar de uma fruta ou suco e nesse dia, não devemos fazer nenhum esforço físico. Não se devem misturar muitas frutas ao mesmo tempo. Ex.: mamão e laranja, outro horário só maçã.

Nutrição: A boa saúde depende da alimentação correta, boa respiração, bons pensamentos, otimismo, bom humor, auto-estima, atividade física (caminhar, andar na grama, terra, areia, bicicleta, ioga, etc.).

Para ter uma ótima digestão na hora do almoço, o ideal é tomar um chá quentinho às 11 hs. Quando ingerimos líquidos com sólidos, há um enfraquecimento na ação do suco gástrico.

Merendar: Procurar não comer entre as principais refeições. As frutas são permitidas desde que sejam ingeridas após algumas horas das principais refeições. Não as misture com verduras, legumes e hortaliças e nem as doces com as azedas. Melão e melancia não devem ser misturadas com nada e nem entre si. A banana nunca deve ser misturada com leite (formação pútrida).

Crus Antes dos Cozidos: É necessário se iniciar todas as refeições pelos alimentos crus, pois só assim se aproveitam todas as enzimas. Os alimentos crus são processados no intestino delgado e os alimentos cozidos são processados no estômago, sendo assim, o estômago deve sempre estar vazio, limpo, para receber os alimentos. Ao se iniciar com algo cozido, frito, assado, refogado, ou mesmo gelado, ocorre uma leucocitose digestiva, que é um aumento doentio nos glóbulos brancos, que defendem o organismo. Eles atacam os ditos alimentos não crus, como se fossem invasores do organismo. Engolir algo cru sem mastigar direito também causa uma ligeira leucocitose. Mastigue bem.

Não Comer em Excesso: O ideal é comer só 2/3 do que se deseja. Esse é um dos segredos da saúde e longevidade. Também no trabalho, ginástica e outras práticas, sempre procure parar antes de se cansar.

Evite os Doces: Fique longe do açúcar branco. O melado, o açúcar mascavo, o demerara, o mel são os melhores. Se não resistir, coma o doce no intervalo das refeições, pois tem a digestão mais rápida. Mas, não se esqueça de sempre começar as refeições com crus.

Nem Gelado - Nem Quente: Não devemos ingerir alimentos e líquidos em temperaturas muito quentes ou muito geladas, pois, devemos respeitar a temperatura do nosso corpo que gira sempre em torno dos 37 graus.Não devemos tomar líquidos junto com os alimentos, pois o líquido lava os sucos digestivos sobrecarregando o fígado e os rins, enfraquecendo os linfócitos por causa das toxinas produzidas pelas fermentações pútridas.

Evitar Preocupar-se: Não comer alimentos sólidos quando estiver preocupado ou muito cansado. Dê preferência aos líquidos, ou deixe para se alimentar depois.

Higiene: Praticar a higiene no corpo, nas unhas, nas mãos, nos pés, no couro cabeludo, nas axilas, nos órgãos sexuais e nos dentes diariamente. Tentar evacuar três vezes ao dia é o ideal.

Sono Saudável: O ideal é dormir no máximo às 22:00 h para os adultos e 2l:00 h para as crianças. Dormir tarde cansa os nervos, causando neurastenia. Antes da meia noite, uma hora de sono equivale a duas.

O excesso de proteínas animais faz perder o cálcio. Os rins e o fígado ficam sobrecarregados com a demasia de proteínas e para a eliminação, os rins usam muito cálcio, que seria utilizado pelos ossos; e muito cálcio se acumula na urina, originando cálculos renais. Portanto, não é a falta de leite e seus derivados que causa a descalcificação e a osteoporose, mas o excesso de proteínas de origem animal (inclusive leite), que contém colesterol, gorduras saturadas, ausência de fibras, bactérias e vírus, antibióticos, hormônios sintéticos, pesticidas, etc.A osteoporose é mais comum nos países onde mais leite e laticínios são consumidos: EUA, Inglaterra, Suécia, Finlândia.

Leite e Laticínios: O ser humano é o único mamífero a beber leite após o período de lactação e ainda de um outro animal, cujo leite tem o triplo de proteínas e 50% a mais de gorduras que o leite materno, e, além disso, há o excesso de hormônios sintéticos, carrapaticidas, antibióticos e outras drogas ingeridas pelo animal. Depois dos 4 anos de idade, o organismo humano não produz as enzimas que digerem o leite. Na forma de iogurtes, coalhadas, ricota, queijo branco, a lactose já está digerida, sendo portanto a melhor maneira que o homem tem para consumir o leite.

Mel: O mel é um dos principais alimentos criados pela natureza, responsável pelo longevidade do homem. Tem a virtude de curar inúmeras enfermidades. É diurético, laxante, calmante, emoliente, desinflamante, alcalinizante, expectorante, depurativo do sangue e um excelente tónico para o cérebro. Dentre seus vários minerais, podemos destacar um alto teor de potássio, o que impede a proliferação das bactérias no organismo.Excelente para o fortalecimento dos músculos do coração, na reparação física em geral, casos de hipertensão arterial, câimbras, distúrbios estomacais e intestinais, disfunções dos rins e do fígado. É excelente agente na retenção do cálcio, problemas de infecções da boca e garganta, e em todos os males do aparelho respiratório (favo de mel). Graças a ferro orgânico que contém, o mel é um excelente alimento para os anémicos.

Por Que Usar Pão Integral: É rico em cálcio, em vitaminas do complexo B, cobre, ácido patogénico (contribui para a formação das células, sistema nervoso e glândulas supra renais). Converte as gorduras e os açucares em energia, e combate as infecções com a produção de anticorpos. É também rico em cobre que converte o ferro no organismo em hemoglobina, aproveitando a vitamina C que mantém a energia do corpo.Contém fósforo, necessário para uma boa estrutura óssea e dental, regularizando o funcionamento do coração e dos rins. Alivia a dor da artrite. Sua falta causa o raquitismo.Coma Pão Integral e acenda o fósforo da Saúde. Pão integral é tudo!

Água: Dê preferência à água mineral, filtrada ou fervida. Deve ser bebida aos goles e devagar, nunca tomá-la gelada (respeitando a temperatura do corpo).Acostumar-se a tomar 2 copos de água 1 hora antes do desjejum, 1 hora antes do almoço e 1 hora antes do jantar (6 copos por dia). No calor, juntar uma pitada de sal à água para compensar a perda de sal causada pelo suor.Água com limão: Se tomarmos 1 litro de água por dia com um limão espremido, seremos poupados de muitos problemas de saúde.Água clorofilada: Água com salsinha limpa o líquido que envolve as células e renova nossa vitalidade. A clorofila rejuvenesce realizando uma faxina por dentro e por fora.Água com mel: Refrescante no verão. Não deve ser tomada gelada. A Água é Poderosa!

Respiração Ascendente: Substitui qualquer medicamento tranqüilizante, cura insónia, e feito após as refeições, ajuda a emagrecer. Ex.: Levantar os braços inspirando e soltar lateralmente expirando, 45 vezes ao dia (15 ao levantar, 15 após o almoço e 15 antes de dormir). Após o exercício, fazer um “quadro mental”, ou seja visualizar um desejo e mandar para o Universo.


Fonte: Instituto Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário