segunda-feira, 20 de julho de 2009

Eclipse solar.


O eclipse solar total mais longo do século XXI ocorre na próxima quarta-feira (22), e mergulhará em completa escuridão a China e a Índia, os dois países mais povoados do planeta .
O astrofísico americano Fred Espenak definiu este eclipse do Sol como um fenómeno gigante, que poderá ser observado por nada mais nada menos que 2 biliões de pessoas, um recorde na história da humanidade.

O eclipse solar total deste mês, terá uma magnitude de 1,080, que significa que será visível a partir de um estreito corredor através do norte da Índia, Leste do Nepal, no norte de Bangladesh, Butão, a ponta norte de Mianmar, China e central do Oceano Pacífico, incluindo as Ilhas Ryukyu , Ilha Marshall s e Kiribati. A totalidade será visível em muitas cidades, tais como Surat, Varanasi, Patna, Thimphu, Chengdu, Chongqing, Wuhan, Hangzhou e Xangai. Um eclipse parcial será visto a partir do caminho muito mais amplo da penumbra da Lua, incluindo a maior parte do Sudeste Asiático e no nordeste da Oceania. O norte da ilha Iwo Jima é o continente com a totalidade, o mais próximo do máximo.

Pode ser visto em directo aqui: http://www.eclipsesolar.es/

Sem comentários:

Enviar um comentário