sábado, 23 de maio de 2009

Gulodices... tiramisú!


Ontem e hoje têm sido daqueles dias em não consigo estar parada... antes agarrava nos pincéis e nas tintas e canalizava pra tela... eheheh... com a mudança de casa ainda não tenho o meu espaço de pintura organizado, então como a energia tem que ser usada, a criatividade hoje foi numa gulodice ... e apeteceu-me partilhar...

Assim, desta necessidade de criar qualquer coisa, saiu isto:
.
.
..............A foto não é do meu tiramisú, mas serve para ilustrar a ideia.
.
TIRAMISÚ
A receita é a seguinte:

palitos de la reine q.b.
170 g açúcar
3 ovos
1 pacote natas
250 g de queijo mascarpone
1 cálice de licor ( foi de amoras silvestres)
chocolate em pó e/ou raspas de chocolate
café forte

Fazer o café forte, deixar ficar morno e juntar o licor. Quando estiver mais próximo da temperatura ambiente, passar pelo liquido os palitos de la reine e forrar o fundo de uma forma rectangular ou quadrada.

Bater as claras em castelo, bater as natas e bater o mascarpone... tudo em taças separadas e reservar no frigorífico para não perderem o ponto.

Depois bater as gemas com o açúcar ate formar um creme claro e macio... juntar de seguida o queijo... misturar bem... juntar as natas e voltar a misturar... e por fim as claras, tendo o cuidado de não as mexer demasiado, para não perderem a consistência.

Colocar uma camada de creme sobre os palitos que ja estavam na travessa.

Existe a opção de não colocar mais camadas de palitos... mas eu decidi colocar mais uma camada sobre o creme... e finalizar cobrindo todos os palitos com o restante creme.

Frigorífico com ele... para que fique consistente... algumas horas depois (+-4) ou na hora de servir, pulverizar com o chocolate em pó (usar um coador para ficar uniforme)... e colocar por cima algumas raspas de chocolate amargo.
* se quisermos que tenha uma apresentação mais elegante na hora de servir, faz-se o tiramisú em taçinhas individuais , em vez de numa travessa ...

Sem comentários:

Enviar um comentário