segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Loucura saudavel e libertadora...



Perguntais-me como me tornei louco.
Aconteceu assim......
Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente, gritando:"Ladrões, ladrões, malditos ladrões!"
Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.
E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou:-- "É um louco!"
Olhei para cima, pra vê-lo.
O sol beijou pela primeira vez minha face nua.
Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras.
E, como num transe, gritei:"Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!” Assim me tornei louco.
E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura.
E a segurança de não ser compreendido, pois aquele desigual que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.
(Khalil Gibran)

sábado, 28 de novembro de 2009

Repousar para curar...


Temos que aprender a arte de repousar, permitindo que nosso corpo e nossa mente descansem. Se tivermos feridas em nosso corpo e em nossa mente precisamos repousar para que elas possam por si só se curar.

O ato de se acalmar produz o repouso, e o descanso é um pré-requisito para a cura. Quando os animais selvagens estão feridos, eles procuram um lugar escondido para deitar, e descansam completamente por muitos dias. Não pensam em comida nem em mais nada. Apenas descansam, e com isso obtêm a cura de que precisam. Quando nós seres humanos ficamos doentes, nos preocupamos o tempo todo. Procuramos médicos e remédios, mas não paramos. Mesmo quando vamos para a praia ou para as montanhas com a intenção de descansar, não chegamos realmente a repousar, e voltamos mais cansados do que partimos. Temos que aprender a repousar.

A posição deitada não é a única posição de descanso que existe. Podemos descansar muito bem durante meditações sentados ou caminhando. A meditação não deve ser um trabalho árduo. Simplesmente permita que seu corpo e sua mente descansem, como o animal no mato. Não lute. Não há necessidade de fazer nada nem realizar nada. Eu estou escrevendo um livro, mas não estou lutando. Estou descansando. Por favor, leiam este livro de uma forma alegre e relaxante. O Buda disse: "Meu Darma é a prática do não-fazer." Pratiquem de uma forma que não seja cansativa, mas que seja capaz de proporcionar descanso ao corpo, às emoções e à consciência. Nosso corpo e mente sabem curar a si mesmos se lhes dermos uma oportunidade para isso.

Parar, acalmar-se e descansar são pré-requisitos para a cura. Se não conseguirmos parar, nosso ritmo de destruição simplesmente vai prosseguir. O mundo precisa imensamente de cura. Os indivíduos, comunidades e países estão cada vez mais necessitados de cura.

(Do livro “A Essência dos ensinamentos de Buda” – Thich Nhat Hanh)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Só ser...


Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro...

Dalai Lama

domingo, 22 de novembro de 2009

Desapego...




...se os outros fazem coisas que consideras inadmissíveis para a Era em que estamos, não te apegues à critica ou à revolta, porque se tu não as fazes neste momento, concerteza no passado já estiveste nesse nível de consciência em que eles estão e fazias ou dizias coisas semelhantes... feliz de ti que continuaste a caminhar...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O que não é verdadeira compaixão.


"A verdadeira compaixão não consiste em sofrer pelo outro. Se ajudamos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir por seu sofrimento, é que somos ineficazes e estamos tão somente reforçando nosso ego."



Dalai Lama

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Observe!




Para podermos avaliar uma pessoa, a melhor medida, é observar como trata alguém que não pode fazer nada por ela.

Leite: o alimento perfeito para bezerros!


*Christina Pirello*
“Não é natural para seres humanos beber leite de vaca.
O leite humano é para seres humanos.
O leite de vaca é para bezerros.
Você precisa tanto de leite de vaca quanto precisa de leite de rata, leite de égua ou leite de elefante.
O leite de vaca é um fluido com alto teor de gordura projectado para transformar um bezerrinho recém-nascido de 35 quilos numa vaca de 200. É para isso que serve o leite de vaca!” – Dr. Michael Klaper, médico.
Na minha opinião, os lacticínios deveriam ser colocados na lista oficial de alimentos perigosos, com o aviso apropriado do ministério da Saúde.
Sei o que vocês estão pensando. Será que ela está brincando? Mas o leite não faz ossos e dentes fortes? Não impede a osteoporose? Não ficaremos bonitos como as estrelas dos anúncios se engolirmos alguns copos?
Vejam, adoro as vacas. São bonitas, peludas, com grandes olhos tristes e temperamento submisso. Mas este é o problema. As espécies que produzem leite fazem-no para alimentar seus filhotes – SEUS filhotes – e não os filhotes dos outros. O leite de vaca foi projectado pela natureza para construir um animal enorme que amadurece depressa. O leite humano foi projetado para criar seres humanos, que amadurecem devagar (devagar demais, às vezes) e que (esperam os pais) não ficam grandes como vacas e têm temperamento independente.Os laticínios, antigamente considerados um alimento perfeito por causa da concentração de nutrientes, são hoje questionados por muitos especialistas. Por terem tal concentração de nutrientes, os problemas criados pelos laticínios mais parecem rol de lavanderia. As pesquisas começam a mostrar que os laticínios causam prejuízos à função imunológica, alergias, ossos quebradiços, obesidade e vários distúrbios reprodutivos.
As gorduras saturadas e o colesterol do leite entopem artérias e contribuem com as doenças cardíacas. Para combater as infecções do úbere, as vacas leiteiras recebem antibióticos, que por sua vez atacam a flora intestinal do consumidor, contribuindo com problemas digestivos. O estrogênio (e outros hormônios) ministrados às vacas leiteiras têm sido vinculados aos cânceres de mama e próstata, assim como ao surgimento da puberdade precoce.
E o cálcio? O leite está cheio dele, mas não nos serve, já que está ligado à caseína e lhe faltam magnésio e potássio, tornando-o inaproveitável para nós. E há mais. A proteína do leite é densa, causando uma excreção maior de ureia pelos rins, eliminando do corpo cálcio, magnésio e potássio, ao mesmo tempo em que torna o corpo muito ácido. O cálcio do soro sanguíneo neutraliza a acidez, reduzindo ainda mais nosso estoque de cálcio.O leite orgânico não é melhor. É verdade que contém menos aditivos, mas ainda assim é leite.
Mas há vida sem lacticínios? Claro. Tente passar uma semana sem eles. Você sentirá uma diferença de bem-estar como nunca imaginou."

Christina Pirello é especialista em alimentação natural e criadora da “Culinária Limpa”. Vencedora do prêmio Emmy com a série de televisão “Christina cozinha”, e autora de “Cooking the Whole Foods Way” (”Cozinhando integral”) e “Cook Your Way to the Life You Want” (”Cozinhando á sua maneira para ter a vida que você quer”).


CÁLCIO
Cálcio? Onde é que as vacas arranjam cálcio para seus ossos enormes? Sim, das plantas! O cálcio que consomem das plantas têm boa quantidade de magnésio, necessário para que o corpo absorva e USE o cálcio.
O cálcio do leite de vaca é basicamente inútil, porque o leite tem conteúdo insuficiente de magnésio (as nações com mais alto nível de consumo de leite e lacticínios também têm o maior nível de osteoporose.
Prova? Que tal um estudo controlado de 78.000 enfermeiras num período de 12 anos?)Leia mais a respeito (em inglês) em:http://www.notmilk.com/deb/030799.html
Artigo sobre o estudo das 78,000 enfermeirashttp://www.notmilk.com/deb/092098.html CÁLCIO E DOENÇAS DOS OSSOShttp://www.notmilk.com/badbones.html
QUEM FICA COM OSSOS DOENTES?http://www.notmilk.com/bonehead.txt (mais recente) OSSOS QUE ALEIJAMhttp://www.notmilk.com/calcium/index.html Informações reunidas
O leite de vaca tem três vezes mais cálcio que o leite humano.
Não importa; nenhum dos dois é muito útil, porque para ser absorvido e utilizado PRECISA haver quantidade igual de MAGNÉSIO (como existe nas folhas verdes que as vacas comem para conseguir todo o cálcio de que precisam para seus ossos enormes). O leite só tem magnésio suficiente para que se absorvam cerca de 11% do cálcio (33mg por xícara).


PUS
Um centímetro cúbico de leite de vaca comercial pode ter até 750.000 células somáticas (mais conhecidas como pus) . 750 milhões de células de pus por litro.
1 xícara = 236,5882 c3 ~ 177.441.150 células de pus (ingestão diária “recomendada”)
A Comunidade Europeia e o Canadá só permitem 400.000.000 células de pus por litro.
Em geral esses níveis são mais baixos, mas PODEM chegar a este nível e ainda assim estar na SUA mesa.
O pus aparece no leite, por causa das mastites que se criam nas mamas das vacas, provocadas pela sucção artificial, constante, intensa, anti-natural.


Os que resistem a acreditar na verdade deveriam entender que A MAIORIA da população mundial NÃO tolera a lactose do leite de vaca. Até 95% da população negra, cerca de 53% dos hispânicos etc. Chega de se publicitar que o leite de vaca é “o alimento perfeito da natureza” para seres humanos! A mãe natureza sabe bem o que faz.
Questão de bom senso: Onde estava esta campanha maciça de “o leite é o máximo” antes da refrigeração, da pasteurização e do transporte em massa? Quando as vacas só davam de meio a dois litros de leite por dia, ele era rapidamente transformado em MANTEIGA e queijo! Agora que as mesmas vacas foram “bombadas” com injecções de Posilac para produzir até 26kg ou mais de leite por dia… durante o ano quase todo… de repente ele torna-se um “alimento básico” cotidiano.
ONDE ACHAR O CÁLCIO?
Os campeões do cálcio
Os itens listados abaixo são fontes especialmente valiosas de cálcio de fácil absorção:- Amêndoas 1/3 de xícara 50mg;- Melado escuro 1 colher de sopa 137 mg;- Alga hijiki, seca 1/4 de xícara 162 mg;- Hummus (pasta árabe de grão de bico) 1/2 xícara 81 mg;- Quinoa (cereal andino)1 xícara 50 mg;- Tahine (pasta de gergelim) 2 colheres de sopa 128 mg;- Tofu sem cálcio (macio) 1/4 de xícara 67mg;- Tofu com cálcio 1/4 de xícara 430 mg;- Alga wakame, seca 1/4 de xícara 104 mg.
Normalmente, 4 a 6 porções por dia de qualquer um dos itens a seguir fornecerão quantidade adequada de cálcio. No entanto, adolescentes e mulheres grávidas ou em lactação deveriam ingerir 6 a 8 porções para se garantirem.
SEMENTES E NOZES:- Tahine, 2 colheres de sopa;- Manteiga de amêndoas, 3 colheres de sopa;- Amêndoas, 1/3 de xícara.
VERDURAS:- Verduras cozidas (couve, couve-nabiça, couve-chinesa, quiabo, brócolis), 1 xícara;- Verduras cruas (couve-nabiça, couve-chinesa, brócoli), 2 xícaras;- Algas secas (hijiki), 1/4 de xícara.
LEGUMINOSAS:- Tofu com cálcio, 1/4 de xícara;- Feijões cozidos: soja, feijão branco, feijão-guando, feijão-rosinha, feijão-preto, 1 xícara;- Grão de bico, feijão-cavalo, feijão-manteiga, feijões vermelhos, 1-1/2 xícaras.
OUTROS ALIMENTOS:- Melado escuro, 1 colher de sopa;- Figos secos, 5;- Alimentos e bebidas fortificados com cálcio dos quais cada porção forneça 150 mg de cálcio.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Calhaus ou diamantes? o meio termo já chega...


Contrariando a minha decisão anterior de não falar sobre educação das crianças... aqui vai...

Existem momentos próprios para dar disciplina ás crianças... mas por vezes nessas alturas, os pais pensam que elas são feitas de porcelana e que vão rachar se forem contrariadas ou disciplinadas... alguns ate pensam que se forem bastante firmes, os meninos deixam de gostar deles, etc... e lá vai tudo no "carrocel" de permitir ás criancinhas todo o tipo de má educação possível...

Má educação com os pais, com os avós e por vezes com outras pessoas com quem contactam... mas no geral esta má aprendizagem cria-se mesmo no contexto familiar, ou seja eles no inicio são mesmo malcriados com os pais e avós...

Fico chocada quando vejo crianças ou adolescentes a dirigirem-se ou a referirem-se aos pais com a expressão "dahhhh", junto com um movimento da mão a passar de frente aos olhos... e os paizinhos ou ignoram o gesto ou sentem-se mesmo ridículos, desactualizados ou ainda riem...

Choco-me de ver crianças a desautorizar os pais constantemente... a bater nos pais... a chamar nomes ofensivos ...

A estas crianças não lhes é ensinado qual a linha limite... ate onde podem ir sem faltarem ao respeito aos outros... não aprendem a parar quando percebem que esticaram demasiado a corda...

Pois amigos... estes miúdos crescem assim... e cada vez acentuam mais os seus comportamentos... depois chegam a adolescentes e ninguém tem mão neles, são desobedientes, malcriados, abusadores, etc... e passam para adultos com as mesmas caracteristicas...

Claro que a sociedade não tem paciência para este tipo de indivíduos... e ou marginaliza-os ou esta sempre em choque com eles...

Os pais têm a tendência para querer que os filhinhos façam formação académica, porque isso lhes dá um suposto (ilusório) estatuto social... mas esquecem-se que a verdadeira formação, o que distingue a categoria das pessoas, não é um canudo, mas sim a formação pessoal de cada um...

O que eu quero dizer é que criam uns CALHAUS e depois nós sociedade é que temos que os aturar...

No inicio , dizia que existe o momento certo para tudo... e para disciplinar uma criança também... em criança a "santa palmadinha" se necessária, não faz mal nenhum... a firmeza também não... as consequencias/castigos também são muito recomendados... mas lembrem-se que isso tem um momento para ser aplicado... numa criança, no fim da infância, raramente se bate... e num adolescente isso nunca deve acontecer...

Por favor, ensinem-nos a comportarem-se em sociedade, as regaras básicas de boa convivência, etc... não concordo que se moldem as crianças, mas ensinem-nos, para que na hora de agir eles tenham aonde ir buscar informação para criar o seu comportamento... porque eles vão sempre aprender e se não o fizerem bem e com os pais, vão fazê-lo de maneiras erradas e com outras pessoas, que podem não ser os melhores exemplos...

Atenção que eu defendo a autoridade dos pais, mas não a austeridade...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009